Neurociência cognitiva: anatomia básica do cérebro. Sistemas cognitivos, racional e emocional. Sistema de ativação reticular. Estado de alerta. Ilusão e as crenças. Percepção e formação dos modelos mentais: crenças, temperamento e constituição física. Filtros dos modelos mentais: generalização, distorção e eliminação de informações. Dissonância cognitiva. Como elaborar bons modelos mentais. Heurísticas: efeito priming. Facilidade cognitiva. Atalhos a conclusões. Heurística da ancoragem. Heurística da disponibilidade. Heurística da representatividade. Vieses cognitivos: códex de vieses. Teoria da Negociação Cognitiva: Teoria da decisão comportamental. Teoria da Cognição Social. A racionalidade na negociação. Como desenvolver uma boa percepção: auto percepção. Influência social. Comunicação. Aprimorando a percepção por meio do SAR.
Este módulo foi especialmente intenso e interessante pois me confrontou com crenças e vieses. O conteúdo é excelente e promove uma reflexão que gera maior autoconhecimento para o exercício do papel de negociador.
Excelente módulo, mostra como podemos perceber e controlar nossos viéses em uma negociação. Além de nos proporcionar ganho em produtividade.
Este modulo é fantastico! Nos mostra oo quanto somos vulneraveis por causa de nosso sistema cognitivo e cientes disto podemos ser mais assertivos em nossas negociações.
Numa negociação é essencial que dediquemos uma atenção especial a percepção que as pessoas têm dos fatos. Qualquer distorção pode influir, de forma significativa no comprometimento com as bases ou com o resultado.
Mais do que levar seu interlocutor aceitar o resultado é essencial mostrar-lhe a coerência do que foi acordado, quando comparado com o que originalmente havia se posicionalmente, pois só assim teremos negociações eficazes e capazes de afastar o conflito.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais. Numa negociação, na qual coloca-se em jogo a percepção dos interlocutores em relação a um determinado foco, faz-se necessário estar atento ao fato de que determinadas posições são assumidas, mas os fatos continuam a ser percebidos da forma original.
muito construtivo essas lições realmente me enriqueceu de aprendizados estou muito mais consciente que preciso melhorar em vários aspectos da minha vida