
T003 – A Jornada do Negociador
- Identificar seu perfil para lidar com conflitos;
- Conhecer e praticar as principais habilidades técnicas e comportamentais de negociação;
- Aplicar em exercícios práticos as habilidades aprendidas.
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA: ESTILOS PARA LIDAR COM CONFLITOS: Perfil de negociação: introdução aos estilos, Estudo dos estilos, confronto de estilos, uso consciente dos estilos. ASSERTIVIDADE: conceitos básicos de assertividade, tipos de comportamento, como ser assertivo, como concordar e discordar, expressão de sentimentos, técnicas assertivas. PERCEPÇÃO: neurociência cognitiva, percepção e modelos mentais, heurísticas, vieses cognitivos, teoria da negociação cognitiva, aprimorando a percepção. LINGUAGEM COLABORATIVA: conceitos básicos, atitude colaborativa, expressões não colaborativas, comunicação colaborativa, linguagem colaborativa, processo colaborativo. QUESTIONAMENTOS: conceitos básicos, tipos de questionamentos, questionamentos exploratórios, questionamentos circulares, questionamentos de fechamento. ESCUTA ATIVA: escuta ativa, técnicas de escuta ativa, linguagem não verbal, detectando mentiras. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: GESTÃO DAS EMOÇÕES: Conceitos básicos, Autoconhecimento, autocontrole, automotivação e resiliência, reconhecimento de emoções, empatia e tolerância. INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: Conceitos básicos, a observação sem julgamento, identificação de sentimentos, reconhecimento de necessidades, formulação de pedidos, a aplicação da CNV. NEGOCIAÇÃO COM PESSOAS DIFÍCEIS: Conceitos básicos, controlando nossa reação, lidando com emoções alheias, lidando com posições e interesses, lidando com barreiras, lidando com o poder de influência. GESTÃO DE CONFLITOS: Conceitos básicos, causas do conflito, percebendo e compreendendo o conflito, gerenciando o conflito. NEGOCIAÇÃO PRÁTICA: NEGOCIAÇÃO DISTRIBUTIVA Introdução à negociação distributiva, abertura e valor-limite, gestão de concessões, lições aprendidas. NEGOCIAÇÃO INTEGRATIVA: conceitos básicos, a criação de valor, propostas integrativas, lições aprendidas. NEGOCIAÇÃO CRIATIVA: criatividade, conceitos básicos, praticando a negociação criativa, lições aprendidas. Oficinas de negociação. Exercícios práticos. NEGOCIAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE: CONTATO DE NEGOCIAÇÃO: preparação, a introdução ao contato, exploração, exposição e debate, métodos de abordagem, gestão de estresse, decisão, encerramento e avaliação. PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES: gestão do conhecimento, propósito e interesses, conhecimento das partes, conhecimento das questões e do contexto, riscos e consequências, elaborando o plano de negociação. CONDUÇÃO DE NEGOCIAÇÕES: gestão de alternativas, ética na negociação, equipes de negociação, teoria dos jogos. MÉTODO HARVARD DE NEGOCIAÇÃO: interesses, legitimidade, relacionamentos, alternativas, opções e comprometimento, comunicação e objetivos, preparando-se para a negociação. Oficinas de negociação. Exercícios práticos.
A aprovação na Jornada de Negociação ocorrerá quando as seguintes condições forem satisfeitas:
- Conclusão de todos os módulos do treinamento.
- Realização de todos os exercícios do treinamento.
- Aprovação igual ou superior a 80% nos questionários de avaliação de cada módulo do treinamento.
- Mais de 75% de presença nas oficinas.
- Aprovação igual ou superior a 75% no questionário final de avaliação do treinamento.
A avaliação final será composta por 30 perguntas, você terá 45 minutos em cada tentativa para respondê-las e poderá realizar até 3 tentativas.
- Você pode acessar o conteúdo a partir dos módulos a seguir, na aba cursos de seu perfil ou na aba “Meus Cursos” do Menú principal.
- O questionário final somente estará acessível após completar todos os módulos do treinamento.
- Cada módulo terá seu próprio certificado de conclusão, mas o certificado final do curso somente será emitido após respondida a avaliação final.
- Após os módulos, nesta página, você encontrará o acesso às oficinas e à avaliação final do treinamento.
A000 – Habilidades de Negociação
Que habilidades preciso desenvolver para negociar bem?
F001 – Comunicação Assertiva & Comportamento
Aprenda habilidades para resolver problemas de comunicação.
F002 – Inteligência Emocional & Comportamento
Aprenda a gerenciar suas emoções e obter melhores resultados.
F004 – Negociação Prática – Tipos de Negociação
Pratique as habilidades básicas de um negociador
F005 – Negociação de Alta Performance
Prepare e conduza negociações com a maestria dos grandes negociadores.
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Sobre o Instrutor
Francisco Guirado
Pós-graduado em Marketing e Comércio Exterior pela Universidade Dom Bosco (Campo Grande – MS); pós-graduado em Comunicação Social pelo Centro de Estudos de Pessoal (Rio de Janeiro – RJ); mestrado em Engenharia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (São José dos Campos – SP); certificado como Project Management Professional pelo PMI – Project Management Institute, curso de negociação pela J. F. Kennedy Special Warfare Center School (Estados Unidos); autor do livro Treinamento de Negociação, da editora SENAC. Foi oficial da Força Aérea Brasileira, atuando como gerente de projetos de desenvolvimento e aquisição de aeronaves.
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